É possível tratar o Autismo







É possível tratar o Autismo


Um investimento de 17 mil euros vai permitir o acesso de uma criança autista sem recursos financeiros à terapia ABA, no Centro ABCReal Portugal, durante um ano.


Albertina Marçal soube que o seu filho, Luís Carlos, tinha uma Perturbação no Espectro do Autismo quando ele tinha ainda 2 anos. Depois de 6 anos de procura incansável de informação sobre a doença, descobriu a metodologia norte-americana Applied Behavior Analysis (ABA). "No autismo o ABA é a resposta que a ciência tem para dar. É o único método reconhecido cientificamente e é recomendado pelas maiores associações de pediatria do mundo”, diz.


Quando aplicada até aos 4 anos, esta metodologia garante até 47% de reabilitação, o que é determinante para a capacidade de autonomia e inclusão das crianças com Autismo


A descoberta já não veio a tempo de recuperar totalmente o Luís Carlos mas Albertina e o marido fizeram desta a sua causa. Em 2008 abriram o Centro ABCReal Portugal, que aplica a metodologia ABA e até hoje apoiou para cima de 100 crianças com Autismo. Como reconhecimento do seu trabalho, o Centro foi eleito uma das três representantes no mundo da norte-americana ABC - Applied Behavior Consultants, Inc., uma das mais antigas implementadoras desta metodologia e uma das organizações mais experientes e prestigiadas no tratamento do Autismo.


O Centro ABCReal quer promover esta terapia junto de mais famílias afetadas pela doença, sobretudo aquelas com menos recursos financeiros. Porque esta é uma terapia com custos elevados por exigir um técnico especializado por cada criança. Nem todas as famílias podem suportá-los, mesmo sabendo-se que, a longo prazo, é mais barato tratar com o ABA do que institucionalizar estas pessoas.








Relatório de Acompanhamento para o Investidor Social

 Download

Organização

Centro ABCReal Portugal, Crl

Localidade

Almada

Âmbito de Actuação

Nacional

Website

www.centroabcreal.com

IPSS ou Utilidade Pública

Sim. Donativos dedutíveis no IRS ou IRC.

Linha temática

Educação / Educação Especial / Crianças

Valor do projecto

17.000,00 €

Início das negociações

31/10/2011

Acções Disponíveis

48.383