Centro ABCReal Portugal



Mudar comportamentos, integrar o autismo: uma abordagem que quer crescer

Em 150 crianças que nascem no mundo, uma tem uma doença do espectro do autismo. O Centro ABCReal Portugal tem como missão a intervenção direta junto de crianças e jovens autistas. Seguem a metodologia norte-americana Applied Behavior Analysis (ABA), considerada, a nível científico, a metodologia mais eficaz. Aplicada até aos 4 anos garante a reabilitação comportamental destas crianças, o que é determinante para a sua capacidade de autonomia e inclusão. 

A ABCPortugal quer chegar mais longe e promover esta terapia junto de todas as famílias afetadas, incluindo aquelas com menos recursos financeiros.

Atualmente, o Centro ABCReal Portugal funciona em 6 espaços, distribuídos por Grande Lisboa e zona Norte, cada um com capacidade para 12 crianças. Têm vários programas terapêuticos e criaram recentemente um programa de intervenção “In Home”, acompanhando crianças e jovens em ambiente escolar ou ATL, com o objetivo de facilitar a integração no ensino regular, também com a preocupação de prevenir problemas de bullying que, devido ao estigma, estas crianças são alvo. Trabalham ainda junto dos agentes educativos e das famílias. 

A aplicação da metodologia ABA às doenças do espectro do autismo implica um corpo técnico especializado e um racio de 1 técnico por criança. 

O Centro quer ampliar a sua capacidade de intervenção e  o seu trabalho de divulgação da metodologia ABA. Quer ainda permitir o acesso à terapia ABA no Centro ABCreal, durante um ano, a três crianças carenciadas, que de outra forma não teriam acesso a este tratamento. Outro objetivo é contratar mais recursos humanos e remunerar melhor os técnicos existentes, dada a exigência deste trabalho.




Relatório de Acompanhamento para o Investidor Social

 Download

Organização

Centro ABCReal Portugal, Crl

Localidade

Almada

Âmbito de Actuação

Nacional

Website

www.centroabcreal.com

IPSS ou Utilidade Pública

Sim. Donativos dedutíveis no IRS ou IRC.

Linha temática

Educação / Educação Especial

Valor do projecto

50.000,00 €

Início das negociações

31/10/2011

Acções Disponíveis

49.431